15 de abril de 2016

Livro: As Aventuras de Sherlock Holmes (Parte 1)

O final do livro verde do Box de livros que eu comprei do Sherlock tem vários contos de aventuras dele, pequenos casos que ele solucionou rápido. Então vou reunir a metade dos contos deles neste post! E quando eu terminar de ler a outra metade eu faço outro post!
 E como sempre, vou comparar o livro e a série da BBC!

> Acabei de Ler Um Estudo em Vermelho
> Acabei de Ler O Sinal dos Quatro

> Leia sobre a segunda parte sobre As Aventuras de Sherlock Holmes

Escândalo em Boêmia
 Esta é a história de umas das pessoas que consegue vencer o Sherlock Holmes! E foi uma mulher! Ou melhor, A Mulher! Irene Adler, a mulher! Uma das poucas vezes que Sherlock tem sua atenção para uma mulher, tinha que ser porque ela é tão esperta (ou mais) quanto ele!
 Em comparação com a série da BBC, tem muita coisa parecida, >SPOILER ALERT mas a diferença é que na série ela se apaixona por ele e no livro ela foge com um cara por quem ela diz ser apaixonada FIM DO SPOILER< Mas no livro não está explicito se ele teve um interesse romântico por ela, já na série tem algumas coisas que ele faz que, tá na cara que ele se interessou por ela, quem assistiu sabe! Como compor música triste quando ela "morre", salvar ela, e pensar nela no "mind palace" enquanto resolve um caso:
  Mas enfim, o conto é ótimo e o episódio que o adapta, Escândalo na Bolgrávia é melhor ainda, Top3 dos meus episódios preferidos de Sherlock!

A Liga dos Ruivos
 Achei muito boba essa tal de Liga dos Ruivos, mas o personagem ruivo da história caiu nessa, sendo enganado. Aqui temos Sherlock se encontrando com um antigo rival dele (não, não é o Moriarty ainda). O que eu pensava que o desenrolar da história era uma coisa, e acabou sendo outra totalmente diferente. E de novo nosso detetive favorito já sabia desde o começo o que era essa Liga dos Ruivos!

Um Caso de Identidade
 Esse caso foi bem simples e teve uma pequena passagem na série da BBC, só que é claro, mais moderno, o que aqui foi um pedido de casamento no livro, na série foi um romance digital! E Sherlock resolveu antes da mulher terminar de falar, tanto no livro quanto na série de TV. Mas Sherlock, pra nos surpreender, ele foi sensível com a moça (livro e TV), e eu gostei!

O Mistério do Vale  Boscombe
 Achei que esse conto era o mesmo que foi adaptado para a série: pai morre perto do filho no meio do mato. Mas o que foi adaptado foi outro, O Cão dos Baskerville. Ou eu achei que eles tinham misturado as duas histórias nesse episódio. Nesse conto, fala sobre vingança e chantagem e alguém matando por amor e ódio ao mesmo tempo. Como todas as histórias do Sherlock Holmes, é muito interessante. Dessa vez, Sherlock e John saíram de Londres e foram para o campo (mais um motivo de eu ter achado que essa história tinha inspirado o episódio da série).

As Cinco sementes de Laranja

 Como eu já tinha visto o episódio especial de natal do Sherlock, The Abominable Bride, que saiu no começo do ano, eu estava ansiosa para ler esse conto! Se você já assistiu esse episódio especial, sabe que eles fazem uma referencia ao conto, pois um dos personagens recebe uma carta contendo cinco sementes de laranja como descrito no livro (que significa aviso de vingança). Mas na série o personagem em questão, não tem nada a ver com o livro, é só uma referencia mesmo! Mas vamos ao livro: A história tem a ver com a Ku Klux Klan (ou só KKK), sim essa mesmo da vida real, já que na época que se "passa" a história que começou esse movimento. Muito legal da parte do Sir. Conan Doyle colocar elementos reais em suas ficções para parecer real. Sim gente! Se você tinha alguma dúvida se Dr. John Watson e Sherlock Holmes existiram ou não, saiba que eles são personagens fictícios, mas tão bem escritos, que até hoje fazem sucesso! Pelas palavras já ditas: "Sherlock Holmes, o homem que nunca viveu e nunca morrerá"

O Homem de Lábio Torcido
 Logo no começo vi de onde o episódio especial The Abominable Bride se referenciou quando Mary se vestiu de preto com um véu no rosto para não ser reconhecida. Mas nesse conto, não era Mary, e sim uma amiga dela. Começo a me perguntar se a Mary do livro é como a Mary da série. Bem, se você ainda não assistiu ou ainda não chegou nessa parte, não vou estragar contando o que ela faz lá. Mas por enquanto no livro não aconteceu, nem sei se vai acontecer. Mas esse episódio não se baseia nesse conto (mais uma vez é só um referência, como tantas outras).
 No começo do conto, a tal mulher (tanto na série como no livro, tem o nome de Kate) diz que seu marido está desaparecido e que ele pode estar numa casa de vício em ópio. É o 3º episódio, da 3ª temporada, Seu Último Juramento, que se baseia nesse conto, mas é só o começo, e é incrível a comparação entre as duas histórias!!! A diferença é que na série é o filho da mulher que está numa casa de cocaína e não o marido. No livro e na série, John vai atrás do cara para o tirar de lá, e se surpreende quando vê que um dos viciados é nada mais nada menos que Sherlock! Mas ele diz que está em uma investigação (hahaha...). Na série a história toma um rumo totalmente diferente, que é sobre a Mary. No livro, a história segue a então investigação de Holmes sobre o desaparecimento de um homem. E como sempre o que parecia complicado, era simples, depois que ele torna à tona a verdade, depois de passar uma noite inteira pensando, e no final a conclusão era muito cômica! Ri em algumas coisas que Sherlock fez, e vejo que o personagem do livro,começa a ficar mais delineado, com mais personalidade, como estou acostumada a ver na série: Sério, mas com uma pitada de humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário